28 de junho

GDF - Administrações Regionais
28/03/17 às 10h49 - Atualizado em 28/03/17 às 10h55

Maranhense empreendedor fomenta a Cidade Estrutural

COMPARTILHAR

"Sonho que se sonha só é apenas um sonho”, parafraseando o cantor Raul Seixas, o Administrador Regional, Evanildo Macedo, concede esta entrevista de um jeito muito tranquilo e sereno sobre os desafios em sua gestão à frente da Administração Regional da Cidade Estrutural.


O nome Evanildo Macedo ganhou notoriedade nestes dois anos da gestão do Governador Rodrigo Rollemberg. Este maranhense recebeu a missão de gerir a cidade em que vive por 20 anos, e aplicar as políticas sociais dando visibilidade nas ações de governo como gestor público.


De acordo com o Macedo, administrar a cidade requer habilidades, proatividade, ética e transparência, porque os problemas e desafios surgem diariamente. “É preciso trabalhar as políticas públicas para que as soluções propostas impactem de forma positiva e não prestigiem exclusivamente a determinados setores dentro da cidade, e sim, o coletivo.


A proposta desta entrevista com o Administrador Regional, Evanildo Macedo, (considerado por sua comunidade e por seu partido – PSB, como um dos melhores administradores regionais do DF), é a apresentação de suas ações de planejamento estratégico para a gestão de 2017. Neste balanço, o administrador pontua em sua gestão o que julga mais importante para a Região Administrativa.
Iniciando o ano de 2017, a Administração Regional realizou as obras para a desinterdição da Escola Classe nº 1, conhecida em todo o DF como a Escola do Gás. A escola estava fechada há 5 anos por vazamento de gás metano dentro das instalações.
O Administrador trouxe também para a Estrutural, o primeiro banco da cidade – o BRB, inaugurando em 27 de janeiro, em comemoração aos 13 anos da Região Administrativa. Uma outra conquista da gestão Macedo, é a reforma do auditório da Biblioteca da cidade. A Administração Regional realizou a revitalização e a colocação dos carpetes no anfiteatro, e ainda, está adquirindo 80 cadeiras para o espaço. As cadeiras serão doadas pela colabora do Governo de Brasília e Primeira Dama, Márcia Rollemberg, a quem o Administrador admira e ainda, tem orgulho de possuir uma boa amizade. De acordo com o Macedo, a expectativa de que a entrega do anfiteatro da Cidade seja ainda neste primeiro semestre. 


Pensando nos jovens da cidade, e ainda, agregar projetos sociais para a comunidade, que possui algumas carências pelo seu histórico de fundação, o Administrador, está trazendo o projeto da Escola Cívica de Brasília, para trabalharem com os jovens de 8 a 14, no contra turno escolar, propiciando para as crianças e adolescentes a disciplina militar. Outro projeto que está retomando suas atividades na cidade, é projeto do Bombeiros mirins, que desenvolve seus trabalhos no salão múltiplas funções, que em breve vai passar por obras de ampliação das instalações para beneficiar um número maior de crianças e adolescentes da Estrutural.


Macedo pontua também a organização da área central da cidade, como a limpeza, a revitalização da pintura, da sinalização, o plantio de mudas nas rotatórias e a realocação da associação das barzazeiras no galpão de economia solidária. Uma outra aquisição bastante importante para toda a comunidade é a implantação do 15º batalhão de Polícia Militar no antigo posto de Polícia Civil, proporcionando a todos os moradores a sensação maior da segurança.


Macedo ressalta ainda a ampliação da rede pública de iluminação de toda a cidade e a alteração do sistema monofásico para trifásico na cabeceira do valo. O próximo passo, é a instalação de iluminação pública no setor santa luzia, reutilizando os postes e os braços que já foram instalados naquele local.


Outras ações muito importantes que foram realizadas na cidade, foram as revitalizações das quadras 4 e 7 do setor leste e os 8 parques infantis. A Administração realizou o programa – Administração nas Quadras, que possibilitou a diminuição dos índices de dengue na cidade. Em breve, Macedo vai reinaugurar o CRAS/ Estrutural – Centro de Referência de Assistência Social, que vai proporcionar para os moradores a oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social.


A Administração Regional da Cidade Estrutural realizou também as obras de ampliação do sistema de drenagem de águas pluviais. Foram ampliadas a rede de drenagem das águas pluviais para atender as 120 bocas de lobo, que incluiu a avenida 9 de julho. " Nesta avenida, a diretoria de obras da Administração Regional detectou pontos de alagamentos que ocorriam em períodos de chuvas intensas, e estão sendo corrigidas a partir dessas obras", explica o Administrador Regional, Evanildo Macedo 
Com as obras realizadas na avenida 9 de julho, ponto de maior alagamento, já foram corrigidas. 
Macedo comemora também a redução dos índices de roubo à coletivos, isso foi possível pela implantação do 15º batalhão. Atualmente o índice é de 47%. Foi realizado também a operação tapa buraco em toda as vias da cidade.


Outros projetos realizados que valorizaram o desenvolvimento econômico da cidade foi a realização da feira de oportunidades em parceria com o Sebrae, que este ano terá a sua segunda edição, as obras da feira permanente, que já está em fase de acabamento, e a realização do 13º aniversário com o apoio do empresariado local. 
Para o setor cultural, a Administração realizou no último dia 12, a II Corrida da Mulher, em comemoração ao dia 08 de março, e ainda, a realização de um campeonato de futebol amador e alguns torneios preparativos, fortalecendo e promovendo o esporte e o lazer para os jovens da cidade.


Nesta entrevista, Macedo pontuou uns dos seus maiores para este ano, que é a aprovação e a implantação de 2 creches e o Centro de Ensino Parque Urbano, que vai oferecer o ensino de 2º grau para os jovens da Região Administrativa. E, ainda, o administrador vai realizar no próximo dia 14, uma audiência pública, para discutir com a comunidade a revitalização do parque urbano da estrutural, e a implantação de equipamentos públicos e um skate Park para o local.


Muito satisfeito com o trabalho realizado e consciente dos desafios à serem vencidos, Macedo encerra esta entrevista com a certeza de que não se trabalha só. Que por meio de boas parcerias e muita criatividade, é possível superar as dificuldades e realizar uma boa gestão. Macedo finaliza esta matéria com uma frase que resume o seu trabalho à frente da administração regional: “ juntos, somos fortes”.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros