06 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
24/08/21 às 16h33 - Atualizado em 24/08/21 às 16h33

Rematrículas no Centro Olímpico da Estrutural

COMPARTILHAR

O centro olímpico da Estrutural reabre a inscrição de rematrícula para o segundo semestre deste ano. O prazo para a inscrição da rematrícula  é de 24/08 a 1º/09/2021, por meio da plataforma virtual do Sistema Integrado de Gestão dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Sigecop) da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), os antigos alunos desses espaços poderão confirmar o interesse em continuar praticando as modalidades esportivas suspensas em 2020 devido à pandemia da covid-19.

Nesse primeiro momento, as unidades funcionarão com 50% da capacidade total. As vagas serão destinadas, exclusivamente, aos alunos que já faziam parte do banco de dados de matrículas da SEL. “Estamos trabalhando muito para retomar as aulas presenciais com uma qualidade superior à que era oferecida antes da pandemia”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira. “Sabemos o quanto é importante praticar uma atividade física para garantir a saúde do corpo e da mente, por isso os COPs vão funcionar dentro de todos os protocolos sanitários de saúde, para que a comunidade possa voltar a ter qualidade de vida”.

Devido à pandemia de covid-19, as 12 unidades esportivas precisaram suspender os atendimentos presenciais no começo de 2020. Desde então, a SEL tem trabalhado para informatizar, elaborar melhorias e capacitar servidores.onsáveis pelo corpo pedagógico das unidades. O primeiro processo finalizado até o momento compreende os COPs de Brazlândia, Recanto das Emas e Estrutural. À medida que os demais procedimentos administrativos forem concluídos, as unidades retornarão a receber, presencialmente, o público.

 

Quais dados serão solicitados para realizar a rematrícula?

No ato do preenchimento do formulário de cadastro de inscrição de rematrícula, deverá ser informado obrigatoriamente o CPF do aluno, independentemente de sua idade.

Como será a inscrição para os alunos com deficiência?

O aluno com deficiência deverá fazer o cadastro de rematrícula no Sigecop, porém não aparecerá a opção de turma no formulário. O aluno será avaliado previamente por uma equipe multidisciplinar, que indicará a turma compatível com a sua deficiência.

São documentos obrigatórios para os alunos de até 17 anos:

  • Duas fotos 3X4 (atual);
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou da Carteira de Identidade;
  • Cópia do CPF;
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF do responsável legal;
  • Cópia do comprovante de residência com o CEP;
  • Cópia da declaração escolar de matrícula do ano vigente.

Para alunos com mais de 18 anos, a lista é a mesma, excetuando a necessidade de apresentar cópia dos documentos do responsável legal. Alunos com mais de 70 anos de idade devem apresentar atestado médico para a prática da modalidade esportiva escolhida, informando que não possuem qualquer contraindicação ou doença infectocontagiosa impeditiva.

Haverá taxa a ser paga para rematrícula? E para as modalidades esportivas?

Não há custos. Os serviços oferecidos pelos COPs são totalmente gratuitos.

COP da Estrutural:

  • Atividade física orientada, Atletismo, Basquetebol, Boxe, Desenvolvimento motor I, Desenvolvimento motor II,  Futebol de areia, Futebol society, Futevôlei, Futsal, Ginástica localizada, Ginástica acrobática, Hidroginástica, Judô, Karatê, Natação, PFC – Ginástica acrobática, Taekwondo, Tênis, Voleibol, Vôlei de praia. Modalidades do Ensino Especial: Atletismo, Bocha, Estimulação básica, Estimulação essencial, Estimulação Global I, Estimulação global II, Hidroginástica, Natação, Parabadminton, Programa de inclusão, Projeto esportivo, Tênis.

Quais serão as medidas de segurança contra a covid-19?

  • Medição da temperatura dos frequentadores na entrada dos COPs
  • Uso de tapetes sanitizantes nas entradas dos COPs e em cada ambiente na unidade
  • Uso de máscaras de proteção facial por todos os alunos, bem como pelos professores, funcionários e colaboradores
  • Distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, inclusive nas aulas
  • Restrição do número de alunos em 50% da turma, respeitando o espaçamento mínimo de quatro metros quadrados demarcados no solo por aluno
  • Proibido o funcionamento dos bebedouros, exceto para encher a garrafa individual
  • Delimitação com fita do espaço em que cada aluno deve se exercitar nas áreas e salas de atividades coletivas, respeitado o limite de distanciamento
  • Priorização na ventilação natural do ambiente
  • Limpeza e esterilização dos ambientes de uso comum
  • Higienização dos equipamentos e itens de uso coletivo regularmente
  • Oferta de dispenser de álcool gel por toda a estrutura do COP
  • Disposição de comunicação visual com o objetivo de orientar sobre as medidas preventivas
  • Cada modalidade esportiva terá o seu protocolo específico.

 

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros