20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/05/23 às 16h09 - Atualizado em 20/05/23 às 17h11

GDF realiza ação integrada de limpeza na Cidade Estrutural

COMPARTILHAR

Mais de 960 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas somente nas margens do Parque Nacional.

Na manhã deste sábado, 20 de maio, o Governo do Distrito Federal promoveu uma megaoperação de limpeza no setor Santa Luzia, na cidade Estrutural.

Com as participações do SLU e da Novacap, a administração regional da cidade recolheu mais de 960 toneladas de lixo e entulho descartados de forma irregular, somente na área que divide o Santa Luzia e o Parque Nacional.

O todo foram utilizados 20 caminhões e três pás carregadeiras cedidos pelo SLU e pela Novacap, além do maquinário da Administração Regional.

Para o administrador Regional da cidade, Alceu Prestes de Mattos, o principal motivo para o acumulo de lixo e entulho no local se dá devido ao descarte irregular por parte de caminhões que evitam acesso à Unidade de Recolhimento de Entulho, desviando o caminho para o local. “Infelizmente caminhões particulares desviam caminho para não pagarem a taxa cobrada pela URE, desviam a rota e despejam toneladas de entulho aqui nas margens do Parque Nacional de Brasília”, denunciou.

Ainda de acordo com Alceu, a solução momentânea para resolver o problema no local, seria a penalização para os motoristas que usam o local para o descarte desenfreado de lixo e entulho. “A solução seria multar esses caminhões que estão promovendo essa verdadeira calamidade aqui no Santa Luzia. Enquanto isso não acontece, nós do poder público fazemos um trabalho de enxugar gelo, pois toda semana recolhemos toneladas de entulho somente desta área e na mesma hora, são despejadas outras tantas toneladas. Com isso só agrava a situação de saúde dessa gente humilde que mora aqui na região, pois essas convivem com todo o tipo de problemas, tanto com as visitas indesejadas de escorpiões, aranhas, ratos e outros tipos nocivos à saúde, bem como correndo outros riscos de acidentes ao transitarem pelo local”, disse.

Segundo a dona de casa, Ranielly Nicolle de Lima, a ação do GDF tará mais segurança para ela e para os seus filhos, o que evitará que esses se machuquem, ela ainda disse da importância de manter a região sempre limpa. “Essa limpeza é muito importante, pois eu posso deixar meus filhos brincarem aqui na porta de casa sem que eles corram o risco de sofrerem qualquer tipo de acidente. Ainda, se cada um fizer a sua parte, podemos ter a sensação de conviver em um lugar limpo e organizado. ”

Já o catador Edilson Figueiredo, a limpeza do local é importante para evitar a proliferação de doenças. Ele inclusive instalou placas de sinalização no local conscientizando os moradores a não jogarem lixo na região. “Essas ações são importantes para que a gente possa evitar o contágio de várias doenças, inclusive as transmitidas por animais peçonhentos como aranhas e escorpiões. ”

Além do trabalho de recolhimento de lixo e entulho a Vigilância Ambiental também percorreu as ruas do setor fazendo o trabalho de prevenção ao vírus Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

Os profissionais da saúde percorreram rua por rua visitando todas as residências, fazendo a inspeção.  Na maioria das casas, os profissionais não encontraram criadouros ou focos do mosquito transmissor da doença e, após reforçarem as orientações, elogiaram os moradores pela organização nos lotes.

Para a dona de casa Érica Patrícia, a visita dos profissionais nas residências é de grande importância, pois segundo ela, evitar é a melhor maneira de se evitar o contágio pelo vírus.     

Ações de limpeza acontecem todos os dias na Cidade Estrutural aonde diariamente são recolhidas mais de 30 toneladas de entulho descartados irregularmente pelas ruas e avenidas da cidade.

Já nas margens do parque nacional não é diferente, em menos de dois meses o GDF já recolheu mais de 1000 toneladas de entulho e a situação no local é esta que vocês estão vendo. Lixo e entulho estão espalhados por todos os cantos.

Assim, é muito importante que a comunidade se conscientize riscos que o lixo, que muitas vezes é descartado irregularmente, pode trazer para a saúde.

 Cuidar da nossa cidade fazendo cada um a sua parte nunca é demais, pois a natureza sempre agradece.

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes