18 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
19/09/23 às 17h47 - Atualizado em 19/09/23 às 17h47

Alunos do CED 1 da Estrutural recebem kits de uniformes

COMPARTILHAR

Nesta terça-feira (19), aconteceu a entrega de kits de uniformes para os alunos da Unidade de Gestão Compartilhada da Cidade Estrutural. Ao todo 1196 kits compostos por seis peças, entre camisetas, calça, casaco e bermuda foram entregues aos alunos daquela unidade de ensino.

Criando com o objetivo de proporcionar educação de qualidade e construir estratégias voltadas à segurança comunitária, bem como ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, ao desenvolver uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania, Projeto das Escolas de Gestão Compartilhada é o resultado de uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e de Educação para realização de ações conjuntas no ambiente escolar.

Atualmente, 12 escolas participam do programa e o objetivo do GDF é de ampliação para outras escolas do DF. Levantamento realizado no final de 2022, entre a comunidade escolar que engloba pais e alunos, o modelo de ensino foi aprovado por mais de 85%, por esta razão o governo estuda mecanismos para a sua ampliação.

Do evento

O evento foi realizado no CED 1 da Cidade Estrutural e contou com as presenças de autoridades do GDF, PMDF e CBMDF, entres os quais se destacaram o Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, o Comandante Geral da PMDF, Coronel Adão Teixeira de Macedo, além do secretário executivo de educação, Isaias Aparecido.

“Hoje estamos realizando um sonho, que é uniformizar todos os nossos estudantes. A primeira entrega dos uniformes das escolas cívico-militares é um marco significativo para a nossa rede de ensino. Uniformizar todos os alunos, independentemente de sua origem ou condição social, é uma maneira de promover a igualdade e o senso de pertencimento. Além disso, os uniformes contribuem para a identificação e a disciplina, valores fundamentais para um ambiente educacional saudável”, disse o secretário Isaías Aparecido.

Por sua vez, o secretário de segurança, Sandro Avelar falou do esforço do GDF em poder proporcionar uma educação de qualidade para todos os alunos da capital e pediu “contrapartida” dos alunos fazendo dois pedidos. “Primeiro quero pedir na qualidade de pai que sou, que vocês nunca se envolvam com drogas, que fiquem longe desse mal e em segundo quero pedir para que respeitem as meninas, se respeite, pois somente assim poderemos construir um ambiente mais agradável e harmonioso.”

Já a diretora do CED 1, professora Vanessa Nogueira, falou da importância de receber os uniformes e agradeceu ao GDF pela entrega. “É com grande alegria e orgulho que recebemos o uniforme cívico-militar em nossa escola. Ser a primeira instituição de ensino a adotar esse uniforme é um momento histórico para nossa comunidade escolar. Isso reflete o empenho de toda a equipe, dos alunos, dos pais e da comunidade em promover uma educação de excelência. Acreditamos que o uniforme não apenas simboliza disciplina, mas também representa o compromisso com uma educação de qualidade e com valores que formam cidadãos conscientes e responsáveis. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo dessa iniciativa em nossos alunos e na comunidade em geral”, ressaltou.

Estiveram presentes ainda no evento, os deputados distritais Rosevelt Vilela e Jorge Vianna, além do administrador do SCIA/Estrutural Alceu Prestes de Mattos e do chefe de gabinete da RA, professor Fábio Souza.

Mapa do site Dúvidas frequentes