20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
22/09/23 às 19h24 - Atualizado em 26/09/23 às 10h03

Protótipo do Santa Luzia abrigará secretarias do GDF

COMPARTILHAR

Nessa sexta-feira (21), órgãos do GDF estiveram na Cidade Estrutural em visita ao protótipo localizado no Santa Luzia, com a finalidade de conhecerem o local e planejar a instalação dos órgãos públicos na edificação.

A convite da Administração Regional, participaram da visita as Secretarias de Saúde, Justiça e Desenvolvimento Social, além da Defensoria Pública. Os representantes dos órgãos percorreram todos os andares do prédio, tiraram dúvidas em relação ao local e ainda, durante a visita, já começaram a definir meios para a adequação e ocupação do espaço.

O protótipo foi construído em 2018 e entregue no primeiro semestre de 2021. Com o propósito, segundo o governo à época, de sediar serviços públicos da região, como escola, posto de saúde e CRAS, bem como existia um projeto de construção de mais 150 edificações semelhantes para abrigar moradores do Santa Luzia por meio de habitação popular. Todavia a iniciativa não foi adiante por questões legais.

Segundo o administrador do SCIA, Alceu Prestes de Matos, após cinco longos anos a edificação enfim abrigará serviços públicos de extrema necessidade para os moradores da região. “Após cinco anos de inatividade, enfim esse local abrigará repartições públicas extremamente necessárias para a população. Essa é uma promessa que o governo que está cumprindo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores da Cidade Estrutural.”

Já o chefe de gabinete da R.A., Fábio Souza, disse da importância de o GDF proporcionar serviços públicos para próximo da comunidade, enfocando da parceria entre órgãos governamentais na ocupação do espaço. “Com a instalação de órgãos públicos aqui no protótipo, o governo estará resolvendo mais um problema enfrentado pela população que é em questão de deslocamento, aonde, ao invés de trazer a comunidade até os órgãos públicos, estamos levando os serviços até próximo deles e assim, proporcionarmos o bem-estar coletivo.”

Por sua vez o líder comunitário Cleiton de Paula, popularmente conhecido por “Cleitinho”, falou da importância para os moradores em receber os órgãos no protótipo, enfocando que será de grande importância para a comunidade. Ele ainda agradeceu a Administração pelo empenho em promover mais esse benefício para a população. “Há muitos anos que estávamos esperando por uma definição sobre esse prédio e a decisão tomada pelo governo foi a melhor possível, pois teremos os serviços públicos mais perto e as nossas demandas serão melhores atendidas. Com isso, só temos a agradecer ao governo por atender mais essa demanda dos moradores da Estrutural.”

O próximo passo para a ocupação definitiva da edificação e início do atendimento ao público, acontecerá tão logo as adequações forem concluídas e os órgãos receberem o termo de cessão de uso por parte da Administração Regional Local.

Mapa do site Dúvidas frequentes