20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/09/23 às 13h08 - Atualizado em 30/09/23 às 13h28

Água Legal atenderá a “Chácara Suzano” e Feira Permanente da Estrutural

COMPARTILHAR

A Caesb iniciou neste sábado (30) o cadastramento residencial visando o início da instalação de água potável na Quadra 1 do Setor Norte, popularmente conhecida por “Chácara Suzano”. A ação faz parte do Programa Água Legal da Caesb que visa levar água potável para todas as residencias do Distrito Federal e era uma reivindicação antiga dos moradores do setor.

O trabalho começou ainda nesta semana com a vistoria do local e identificação das residências, pela Caesb. Na sequência foi realizado o cadastro dos responsáveis pelos imóveis afim de que seja iniciada a instalação dos hidrômetros individuais. Os moradores se dirigiram até a feira permanente da cidade, quando foram atendidos por uma equipe da Caesb acompanhada por servidores da Administração Regional.

A ação garantirá mais saúde e qualidade de vida para cerca de 200 moradores que deixarão de usar ligações clandestinas para se abastecer, e evitará a perda centenas de litros de água tratada.

Feira Permanente

Durante o processo de reestruturação do principal centro popular de compras da cidade, a Caesb também iniciou o trabalho de individualização dos hidrômetros das bancas que comercializam alimentos da feira.

A iniciativa, segundo a Administração Regional trará maior economia aos feirantes que passarão a pagar pelo consumo e não mais pela fração do valor total da fatura.

O processo de individualização dos hidrômetros também faz parte do Programa Água Legal e atenderá todos os boxes que comercializam gêneros alimentícios ou que precisam de água potável para o desenvolvimento de suas atividades.

Da importância

“Por se tratar da Estrutural uma cidade com altos índices de vulnerabilidade algumas famílias que aderirem ao programa, poderão ser incluídas em benefícios sociais do governo para esse fim, de acordo com suas regras, entre os quais está o programa Tarifa Social que beneficia residências com o consumo de até 30 m³/mês de água", disse o administrador da cidade, Alceu Prestes de Mattos.

 

Além da melhoria da saúde com a garantia de fornecimento de água de qualidade, entre os benefícios da regularização estão a valorização das áreas urbanas, a preservação do meio ambiente e a cidadania, já que o morador passa a ter um comprovante de endereço com a conta da água.

As fases do trabalho para a implementação do programa Água Legal são: a conscientização das famílias; visita porta a porta para explicar aos moradores os benefícios da ligação oficial de água; implantação das novas tubulações; conversa com orientações sobre o uso racional da água; e emissão da nova conta, que será um comprovante de endereço.

Neste semestre, o trabalho começou pela antiga Quadra 12, com a instalação da rede de água potável e que está com mais de 50% pronto. Paralelo, está sendo feita a instalação da rede de esgoto e ao finalizar o processo, as ruas serão recapeadas com bloquetes.

"Para que essas melhorias sejam feitas, é necessário que todos os moradores dos setores atendidos se mobilizem no mesmo propósito, a instalação da água potável em todas as residências, pois somente assim o serviço poderá ser concluído na sua totalidade, acabando de vez com problemas de falta d’água, esgoto a céu aberto, entre outros, que contribuem na proliferação de doenças, bem como acaba com o desperdício de água e consequentemente ocasiona em economia para os cofres públicos", completou Alceu

 

Assim, é muito importante atender ao chamado dos funcionários da Caesb e realizarem o cadastramento o quanto antes e, contudo, garantir água de qualidade para toda a população.

Mapa do site Dúvidas frequentes