20 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/10/23 às 8h38 - Atualizado em 29/10/23 às 10h34

Estrutural Futsal é o campeão do Candangão 2023

COMPARTILHAR

Equipe que desbancou os grandes do futsal regional agora irá representar a capital no Campeonato Brasileiro da categoria.

Equipe Estrutural Futsal – Foto: Arquivo Pessoal

Com uma vitória por 3 a 2 sobre o Fidas, o Estrutural Futsal sagrou-se se campeão Candangão 2023. A final foi realizada no domingo, 08 de outubro no ginásio do da Guariroba em Ceilândia. Com a vitória a equipe da cidade ganhou acesso para disputar o Campeonato Brasileiro de Ligas/2023 que será realizado na capital do Amapá, entre os dias 10 e 18 de novembro.

Com apenas quatro derrotas na fase de classificação, o time da cidade superou grandes equipes do futsal da capital, entre as quais o Brasília Futsal, onde o eliminou na semifinal pelo expressivo placar de 7 a 1, bem como o franco favorito, Fida Futsal pelo placar de 3 a 2, com o gol decisivo faltando apenas 14 segundos para o fim da partida, provocando mal-estar nos então, tidos como franco favoritos, chamando a atenção pela disparidade financeira entre as equipe, ou seja, o então pequeno Estrutural Futsal, se fez grande em relação as demais equipe.

A equipe ainda recebeu a premiação de artilheiro, conferido ao atleta Guilherme (Gui), que anotou 14 gols durante a competição e de goleiro revelação, ao atleta Eduardo (Dudu).

Guilherme artilheiro com 14 gols – Foto: Arquivo Pessoal

A realidade do agora maior representante da cidade no cenário esportivo, o Estrutural Futsal sobrevive graças ao empenho dos diretores e atletas que muitas vezes apertam as próprias receitas para poder manter o time vivo. “O nosso trabalho é feito por amor ao futsal, pois nunca tivemos um patrocínio que mantivesse os custos do time que chegam a casa dos R$ 50 mil anuais, com deslocamentos para participar de competições, taxas e demais custos que, muitas vezes compromete o nosso orçamento pessoal e temos que nos virar para não deixar esse sonho acabar”, disse Patrício de Almeida, popularmente conhecido por “Professor Algodão”.

Fundado em 2014, o Estrutural Futsal tinha como meta de apenas promover encontro entre amigos para peladas, mas ao longo dos anos, “os participantes começaram a notar que as coisas começaram a ir além das expectativas”. O time começou a disputar competições importantes até ser considerado uma equipe de ponta. “Hoje colhemos os frutos dessa caminhada ao mostrar o nosso talento e elevar a imagem da nossa cidade, que, muitas vezes, é desprestigiada em vários quesitos. Com muita humildade, estamos no mais alto patamar do futsal regional e queremos ir além. Vamos para o brasileiro com muita garra e mostrar para o país que Cidade Estrutural também é referência”, enfatizou Algodão.

Na sua caminhada, o Estrutural Futsal foi vice-campeão da Copa das Quebradas/2023, uma das principais competições regionais e terceiro colocado da Liga Candanga, nos anos de 2021 e 2022.

Um dos maiores obstáculos segundo o professor Algodão é a falta de patrocínio. Nisso pede apoio as empresas locais visando reduzir os custos que são elevando. “Temos um brasileiro para disputar e todos sabemos que não é barato participar de uma competição desse nível, uma vez que vamos enfrentar grandes estrelas do cenário nacional. Nisso pedimos apoio de empresa que queira nos patrocinar para podermos levar o nosso da nossa cidade ainda mais longe.”

Além do professor Algodão que exerce a função de diretor e técnico, a equipe é comandada pelos auxiliares Ramon Santos, Hebert Lenio e Fernando Castro, que possuem a mesma energia de dedicação quando o assunto é manter a equipe. “Aqui somos uma família e nos dividimos igualmente nas funções de manter a equipe viva, e o resultado está aí, estamos em evolução constante, colhendo os frutos dessa parceria que está dando certo a cada dia”, finalizou Algodão.

A Administração Regional da cidade está sempre presente, apoiando a equipe e atendendo, dentro da sua competência, as demandas do time. “O Estrutural Futsal é um orgulho para a cidade e nós estamos sempre prontos para atender os seus pedidos, sempre estando presente nessa caminhada que só traz glórias para a nossa cidade”, disse o administrador Alceu Prestes de Mattos.

Estrutural Futsal:

Elenco: Flavio de Lima, Rafael Nogueira, Deivid dos Santos, Diego Tribeiro, Lukas Ribeiro, Vitor Gomes, Jucelino dos Santos, Guilherme Sateles, Lucas Mota, Charles de Lima, Douglas Nery, Edgleisson Gomes, Eduardo Cardos, Ygor Souza e Lauro Thiago.

Comissão Técnica: Prof Algodão, Ramon Santos, Hebert Lenio e Fernando Castro

Contato com a equipe: (61) 98605-1789 (Professor Algodão)

Mapa do site Dúvidas frequentes