20/02/24 às 13h37 - Atualizado em 20/02/24 às 13h40

Estrutural recebe o programa Mulheres nas Cidades

Programa oferece serviços essenciais para mulheres do Distrito Federal

Programa ficará na cidade entre os dias 19 e 23 de fevereiro – Foto Agência Brasília

Governo do Distrito Federal (GDF) lançou na segunda-feira (5) o programa Mulheres nas Cidades, uma iniciativa itinerante e gratuita voltada para oferecer cursos profissionalizantes, palestras, orientações jurídicas e atendimentos de saúde para mulheres. A ação é promovida pela Secretaria da Mulher (SMDF) e pela Associação Amigos do Futuro.

O programa desembarcou na Cidade Estrutural e a expectativa da organização é realizar aproximadamente 5 mil atendimentos nos cinco dias que estiver na cidade, entre 19 e 23 de fevereiro e as atividades serão realizadas das 8h às 18h, abrangendo uma ampla gama de serviços, desde atendimentos de saúde até cursos profissionalizantes e o mais importante, é tudo gratuito.

A Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou a importância do projeto para aproximar os serviços das mulheres que mais necessitam, aliviando a sobrecarga enfrentada por muitas delas. A iniciativa também visa combater a violência contra a mulher, oferecendo apoio e esperança para aquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade.

Estrutura montada na praça central ao lado da Administração Regional – Foto Ascom RA/SCIA

Além dos cursos profissionalizantes e palestras em que as participantes terão direito, equipe da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) estará presente para oferecer serviços jurídicos, enquanto profissionais de saúde realizarão atendimentos como vacinação, aferição de pressão e testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis. O programa também inclui cursos profissionalizantes e atividades educacionais para empoderar as mulheres da comunidade.

Uma enorme estrutura foi montada na praça central, ao lado da Administração Regional. No local as interessadas podem receber orientação sobre as atividades oferecidas e participar dos cursos e palestras.

Várias atividades serão oferecidas no Programa – Foto Agência Brasília

Além da Estrutural outras cidades também receberão o programa que acontecerá entre fevereiro e junho. Entre as cidades atendidas estão Santa Maria, Paranoá, Itapoã, Ceilândia, samambaia, guará, Arapoanga, Planaltina, sobradinho II, Brazlândia e São Sebastião.

Confira programação:

• Santa Maria: de 5 a 9 de fevereiro