18 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/03/24 às 20h10 - Atualizado em 30/03/24 às 20h10

Operação conjunta promove limpeza de divisa com o Parque Nacional de Brasília na Estrutural

COMPARTILHAR

O trabalho realizado é uma recomendação do ICMBio e faz parte do processo de regularização do Santa Luzia.

 

 

Atendendo a uma recomendação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, na última quinta-feira dia 28, o foco do GDF na Cidade Estrutural foi à limpeza e manutenção da divisa do Parque Nacional e o Santa Luzia.

Numa mega operação com mais de 40 pessoas que envolveu a Administração Regional da Cidade, SEGOV, SECID, Novacap, SLU e Departamento de Estradas e Rodagens, foi recolhida aproximadamente 700 toneladas de lixo e entulho descartadas no local de forma irregular, sendo encaminhadas para a Unidade de Recolhimento do SLU.

Foram utilizados 13 caminhões caçamba, 3 pás carregadeiras e 1 escavadeira PC. Além disso, foi dado início ao trabalho de aterramento de crateras ao longo do trecho com terra vegetal, bem como à recuperação da via por onde irão trafegar os ônibus do transporte escolar de alunos, também no Santa Luzia.

Populares acompanharam a ação e agradeceram aos órgãos envolvidos pela preocupação com a área, que apesar dos esforços, recebe lixo em excesso descartado de forma irregular.

Segundo o presidente da Associação de Moradores do Santa Luzia, Edilson Figueiredo, a ação é de grande importância na vida dos moradores. “Essa limpeza feita pela Administração significa melhor qualidade de vida para nós moradores. A Associação vai conscientizar os moradores para não jogarem lixo novamente neste local e se for o caso, vamos acondicionar em um único local e acionar a Administração e o SLU para fazerem o recolhimento.”

Já a presidente do Instituto Alimentando Vidas, que ficou contente com a ação realizada, agradeceu pelo empenhos dos órgãos na limpeza do local e chamou a atenção para a manutenção, por parte da comunidade, no serviço realizado. “Peço encarecidamente a vocês moradores que não voltem a sujar a nossa área, vamos procurar mantê-la sempre limpa e nos conscientizar que isso á uma benção para toda a comunidade do Santa Luzia”.

Por sua vez o administrador da cidade, a ação é uma recomendação do ICMBio, que faz parte do processo de regularização da área que o GDF está cumprindo. “Estamos hoje concluindo mais uma etapa do compromisso do Governo do Distrito Federal com o ICMBio. Estamos retirando todo o lixo e entulho que foram jogados aqui durante anos e vamos recuperar a área jogando terra vegetal. Finalmente teremos mais um compromisso resolvido na questão da regularização do Santa Luzia.”

Mapa do site Dúvidas frequentes